Como vivem as diversas gerações na sociedade moderna? Que mudanças estão sendo sentidas? Há, de fato, um conflito entre elas? Que interesses estão em jogo? É possível e desejável fomentar processos de educação recíproca? Essas e outras questões são abordadas neste livro. O autor nos mostra como o relacionamento entre as faixas etárias tem se modificado ao longo da história recente da civilização ocidental. Na Idade Média, crianças e adultos se misturavam durante as situações de festa ou de trabalho. Ainda hoje, nas comunidades rurais e nas pequenas cidades, esse encontro é mais freqüente nas manifestações da cultura popular. Ao contrário, prevalece nos grandes centros urbanos a separação das gerações em espaços sociais exclusivos.
Conclui o autor que a aproximação das gerações pode incrementar a inclusão social de velhos e jovens, enriquecendo-os mutuamente, desenvolvendo a tolerância e a solidariedade e amenizando, portanto, os efeitos deletérios do preconceito etário. Destaca, finalmente, o estratégico papel desempenhado por agências culturais de ensino informal e propõe a criação de atividades que incentivem esse convívio.
José Carlos Ferrigno é psicólogo e mestre em psicologia social pela USP. Especializou-se em Gerontologia Social pela Universidade de Barcelona. É pesquisador da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC de São Paulo e coordenador editorial da revista “A Terceira Idade”.
Título: Co-educação entre gerações
Autor: José Carlos Ferrigno
Editora: Editora Vozes
Cidade: São Paulo
Ano: 2004