Cornélio Procópio/Paraná – No dia 15 de junho é comemorado o “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, realizando mobilizações que incitem a sociedade a se unir em prol da proteção do idoso.
Salienta-se que, desde 2003, o país conta com o Estatuto do Idoso, onde legisladores e doutrinadores criaram normativas com vistas à proteção ao mais diversos meios de proteção ao idoso em todas as suas hipóteses, tais como abandono, violência física, psicológica, negligência, auto-negligência, financeira e sexual.
Cabe lembrar-se que a população mundial está envelhecendo, e que cada vez mais, as estimativas demonstram que além mais pessoas chegarem a idade acima de 60 anos, elas estão vivendo mais, e consequentemente, acabam surgindo mais casos de maus tratos contra o idoso.
Neste contexto, surgiu o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa de Cornélio Procópio, uma parceria do Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica – Cegen, com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa garantir a efetividade dos direitos preconizados no Estatuto do Idoso de 2003, bem como na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O Centro de Prevenção atua nas mais diversas áreas de proteção a pessoa idosa tais quais a psicológica, a assistência social e o direito, procurando abranger assim as áreas primordiais de atenção e prevenção à pessoa idosa.
No dia 15 de junho, o Centro de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa do Cegen de Cornélio Procópio/Paraná, realizou atividades de mobilização na Praça Manoel Ribas, junto à Igreja Matriz da Diocese de Cornélio Procópio, realizando orientações, atendimentos, artesanatos, música e divulgando uma nova forma de realização de denúncias gratuitas, através do telefone do Disque Idoso Gratuito, 0800-400-2080.
Fonte: Encaminhado por João Batista Lima Filho jblimafilho@hotmail.com . Foto: Arianne Marques – Immagio Comunicação.