Cecília Maria Vieira Helm tem 74 anos, Matheus Papaléo Neto está com 83. Cecília é antropóloga, Matheus é médico. Ambos desenvolvem, há várias décadas, intensa atividade profissional, além da publicação de livros e participação em debates, palestras e seminários. A palavra “aposentadoria” nem tenuamente aparece no horizonte dos dois.
O médico Papaléo Neto, entrevistado na sala do Pós em Gerontologia da mesma PUC, foi à universidade encontrar-se com professoras, às quais convidou para escrever capítulos de um livro que pretende lançar daqui a dois anos, sobre a quarta idade.
Depois de pesquisar os índios tukuna, Cecília dedica-se, há muitos anos, aos índios kaingang. Por intermédio dos índios mais velhos, conseguiu refazer toda a história da ocupação da terra no Paraná. Lamenta, contudo, que diversos costumes estão se perdendo, em nome dos índios mais jovens.
Ambas as entrevistas estão na edição 25 da Revista Portal de Divulgação, e que denominamos Com mais de 70: legados de ideias e ideais. Cecília Helm e Matheus Papaléo Neto são exemplos de experiências de vidas longas e produtivas. Para nossos entrevistados as escolhas foram possíveis, o trabalho foi o de construção de conhecimentos que, aplicados, trazem novas perspectivas à vida de tantos.
Para ler ambas as entrevistas, na íntegra, acesse a Revista Portal de Divulgação, clicando no link a seguir: Acesse Aqui
Fotos: Alessandra Anselmi