BUENOS AIRES – Tudo começou com uma foto de um casal idoso e bem vestido, aparentemente cochilando numa lanchonete, e duas perguntas: “Quem não viu alguma vez esses dois velhinhos? Como podem dormir assim?” Horas depois, o casal, que há dois anos vivia num shopping, foi resgatado pelo Ministério de Desenvolvimento Social.
Apareceu outra página no Facebook, desta vez pedindo ajuda para o casal anônimo. E o mistério virou notícia do jornal sensacionalista “Cronica” e primeira página do conservador “La Nación”. A repercussão foi tamanha que o casal assustou-se e buscou, pela primeira vez, ajuda de assistentes sociais.
Segundo Carolina Lascano, gerente de relações institucionais da empresa Irsa, dona do Alto Palermo, o casal frequentava o shopping há pelo menos dois anos. Em entrevista ao “La Nación”, ela contou que várias vezes ofereceu levá-los a um abrigo, mas eles nunca aceitaram. Sequer pareciam desabrigados. Não incomodavam, pagavam sua comida e passeavam pelo shopping.
Os dois só revelaram suas identidades quando buscaram ajuda do Ministério de Desenvolvimento Social, dias atrás. Ele chama-se Felix, é um arquiteto aposentado de 70 anos e trabalhou numa empresa de construção. Ela chama-se Elena e também é aposentada. Os dois tinham um apartamento no Bairro Norte — região de classe média alta de Buenos Aires — e uma filha de 36 anos. Não se sabe como, perderam a casa e mudaram-se para o Alto Palermo.
O McDonald’s foi o lugar escolhido para dormir porque fica aberto 24 horas nos fins de semana. Felix costumava ler o jornal, enquanto tomava café, e Elena quase sempre carregava um livro. Eram sempre discretos e, possivelmente, jamais teriam sido descobertos, não fosse pela internet.
“Eu tinha visto este casal. Reconheci depois de ter visto a foto deles no Facebook. Me chamavam a atenção porque os vi antes de ir ao cinema, e quando saí do cinema estavam ainda lá, dormindo. Achei engraçado, e só. Nunca imaginei que fossem desabrigados”, contou Julian Fragonardi, de 16 anos.
A família acabou aceitando ajuda, mas não quis ir para um abrigo. O governo prometeu um subsídio mensal de 700 pesos (menos de US$ 200), para complementar a aposentadoria.
___________________________
Fonte: Da Agência O Globo, reproduzida pelo DN Online, 23/05/2010 – 12:04 | Atualizada em: 23/05/2010 às 12:04. Acesse Aqui