Cerca de 10% dos pacientes iniciam um quadro de Infarto sem nunca apresentarem dor alguma ou com sintomas menos característicos, fato que é mais comum em diabéticos e em mulheres. Isso faz com que os médicos tenham preocupação ainda maior nestes dois grupos, que além de possuírem menor grau de sintomas são considerados pacientes de mais alto risco de gravidade.
O cateterismo cardíaco (introdução de um cateter que caminha de uma artéria periférica até o coração para que haja injeções de contraste com o intuito de obter imagens em raio-x) é o tratamento mais eficiente para o infarto. Através das imagens é que se identifica a presença das placas de gordura e o local de obstrução da artéria.
Campanha
Por isso a SBHCI – Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – e a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – uniram-se para promover a Campanha Coração Alerta, que visa informar a população sobre o infarto agudo do miocárdio.
Nós, do Portal do Envelhecimento, aderimos à essa Campanha pois acreditamos que ela pode esclarecer os sintomas e tratamentos, aumentar a procura rápida por atendimento e, ainda, orientar sobre os principais fatores de risco para a prevenção.
Assim como nós, faça parte dessa luta. Seja Coração Alerta, afinal, reduzir mortes por infarto integrando essa mobilização é uma atitude para todos.
Saiba mais
Para saber mais entre no Portal Coração Alerta (Acesse Aqui), que aborda com clareza o infarto do miocárdio e outros temas relacionados à saúde do coração. Além disso, o conteúdo é divulgado nas redes sociais: Facebook (Acesse Aqui) e Twitter (Acesse Aqui, @CoracaoAlerta).