Bernarda (Nathalia Timberg) e Lutero (Ary Fontoura) são personagens idosos da novela Amor à vida, da Rede Globo, e estão mostrando, através da mídia, a possibilidade de vivenciar plenamente o amor na velhice.
Portal da maturidade *
A feminilidade e os cuidados especiais de Bernarda com Lutero aguçou o seu olhar diferenciado para ela, pois ele tinha uma vida solitária, apesar de estar trabalhando como médico no hospital, decepcionado com amigos e também por ser considerado “velho gagá” pelo administrador do hospital.
Nas conversas entre o dois, apareciam as decepções com os familiares, com o trabalho, e juntos, havia felicidade, compreensão, até que se apaixonaram e se declararam um para o outro.
A princípio, Bernarda teve receio e talvez vergonha desse amor por ser idosa, até que Lutero a convida para ir morar com ele. E Bernarda decide passar a noite na casa dele. Essa cena foi realizada com muita delicadeza, beijos ternos, carinhos, respeito.
O sexo veio, decorrente de um amor que aos poucos foi sendo construído pelos dois. E trouxe vitalidade e alegria para ambos, que assumiram esse “namoro” perante todos, mesmo à revelia da família de Bernarda.
Pois é, a sexualidade é natural e em qualquer fase da vida. Abrimos um debate para sentir como o grupo dos cuidadores via a questão.
Foi muito interessante as discussões. Houve prós e contras para o sexo na velhice.
Foi dito que essa cena estava estimulando os idosos a transarem, e que já chega a liberação sexual com os jovens, agora vem com os velhos?!
Que os velhos já são muito feios, que é impossível ter vontade de beijar alguém assim.
Que os velhos não tem mais tesão. Que isso não é para avó e avô. Tal como a reação de um neto na novela: “A vovó virou piriguete?!”
A maioria dos participantes foi a favor de se manter a sexualidade até quando se tiver vontade e possibilidade entre o casal.
Na discussão, pudemos ver os preconceitos que nós ainda temos na maturidade, não aceitando essa vivência sexual, ou nos envergonhando de sentir desejos sexuais e externá-los.
Sexualidade não é só fazer sexo. É externar carinho, abraçar, beijar, tocar, ter prazer de ficar juntinhos se curtindo.
A nossa sociedade prioriza o belo, a jovialidade, como se somente com esses atributos as pessoas podem ser felizes e sexualmente desejáveis.
Bernarda e Lutero estão nos mostrando que a vida pode ser diferente. Quebra o estigma da velhice isolada, sufocada, para uma velhice ativa, participativa, com voz e capacidade de tomar decisões, principalmente nesse assunto.
E, você, que está na maturidade, o que sentiu e pensou quando assistiu esse capítulo do romance de Bernarda e Lutero chegarem às vias de fato na cama?
* Fonte: Portal da maturidade. Disponível Aqui. Acesso em 30/10/2013