“O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?”
Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos.
Ausência é um romance de Flavia Cristina Simonelli que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia?
O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.
O livro Ausência, da editora Novo Século, tem o selo da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), pela realidade com que trata o desenvolvimento do Alzheimer, os sentimentos que envolvem a todos e as transformações em suas vidas. O prefácio é do ator Carlos Moreno (conhecido pelas propagandas da Bombril). Carlos Moreno tem a mãe com Alzheimer e se dedica a divulgar o trabalho da ABRAZ, e por esta razão, escreveu algo sobre sua experiência, na abertura do meu livro.
Depoimento
Reproduzimos um comentário de uma pessoa da APAZ (Associação de Alzheimer no Rio de Janeiro),que permitiu à autora reproduzir suas palavras:
“Gostei! Gostei muito. Aficionada por leitura, mas não uma “expert” no assunto, iniciei sem muito entusiasmo, a história me parecia com sequências previsíveis e me surpreendo quando você entrelaça os relatos das atitudes do professor com a vivência do médico com sua avó. O livro ganha grandes dimensões ao tornar-se um Manual do Cuidador completíssimo e contextualizado num romance de leitura leve e agradável. Certamente o familiar de paciente de DA se sentirá muito amparado e esclarecido com seu livro.”
Autora
Flavia Cristina Simonelli é formada em Letras e Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2001, iniciou seus estudos de Antroposofia, vindo a concluir, anos depois, a Formação de Pedagogia Curativa e Terapia Social e em 2008, começou a cursar Formação Biográfica pela Escola Livre de Estudos Biográficos, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos do desenvolvimento da vida humana, com base nas leis biográficas. Publicou seu romance de estreia, A Porta, em 2007.
Informações
O livro “Ausência” foi publicado pela Editora Novo Século, e tem 280 páginas. Para contatar a escritora, acesse o site: Aqui
Fanpage: Acesse Aqui