A longevidade é uma das grandes conquistas do século XX que, juntamente com a queda da natalidade, vem ocasionando um drástico envelhecimento da população mundial. Em função desse quadro, a necessidade da adequação da assistência de saúde ao paciente idoso se faz premente, uma vez que a incidência de patologias aumenta consideravelmente na terceira idade.
Alexandre Franco Miranda, Yeda Maria Parro, Sueli Ferri Pontual de Lemos, Liana Rodrigues Taminato de Carvalho, Maria Helena Lucas Fernandes e Érica Negrini Lia *
As patologias próprias da velhice são com maior frequência as cardiopatias, artrites, nefropatias, diabetes, osteoporoses e doenças neurológicas degenerativas. Dentre as doenças neurológicas, a demência apresenta prevalência significativa na população idosa, gerando grande impacto e consequências negativas aos pacientes, familiares, cuidadores e, por extensão à sociedade.
A escassez de programa de promoção de saúde voltado para essa população contribui para elevadas taxas de morbidade e mortalidade, assim como aumenta os custos referentes aos cuidados de saúde no sistema público.
Leia o artigo na íntegra Aqui
*Alexandre Franco Miranda – Cirurgião-dentista; Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador colaborador CMIHUB,UnB; Professor do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Yeda Maria Parro – Cirurgiã-dentista; Especialista em Odontogeriatria, Endodontia e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Sueli Ferri Pontual de Lemos – Cirurgiã-dentista; Especialista em Odontogeriatria e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Liana Rodrigues Taminato de Carvalho – Cirurgiã-dentista; Mestranda em Ciências da Saúde – UnB; Aluna do curso de especialização em Endodontia – UnB; Estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB Maria Helena Lucas Fernandes – Cirurgiã-dentista; Especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Érica Negrini Lia – Cirurgiã-dentista; Professora Doutora do Departamento de Odontologia da UnB e Coordenadora do Projeto de Extensão “Atenção Odontológica ao Paciente Geriátrico”, CMI-HUB, UnB.
Contato: Fernando Brunetti. E-mail: fbrunetti@terra.com.br