Pesquisa revela como os aposentados atuais pretendem passar sua aposentadoria: Planos de viajar pelo mundo, encabeçaram – sem surpresa – o topo da lista, mas teve quem respondeu desejar se aventurar no paraquedismo e montanhismo ou ainda pilotar um avião de caça. A maior parte das respostas envolvia muitos planos de longo prazo para o futuro, mostrando como um número crescente de pessoas acima de 65 anos percebem a sua aposentadoria.
Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada em 2014, na Inglaterra, pela YouGov, encomendada pela empresa Centra Pulse, fabricante de dispositivos tecnológicos, tais como sensores e alarmes para pessoas mais velhas. Participaram dela mais de 2 mil pessoas com mais de 65 anos, convidadas a fazer uma lista de objetivos que esperavam alcançar na vida.
Planos de viajar pelo mundo, encabeçaram – sem surpresa – o topo da lista, com cerca de um terço dos participantes, que relataram seu sonho de viajarem, mas teve quem respondeu desejar se aventurar no paraquedismo e montanhismo ou ainda pilotar um avião de caça britânico. O interessante é que a maior parte das respostas envolvia muitos planos de longo prazo para o futuro, mostrando como um número crescente de pessoas acima de 65 anos percebem a sua aposentadoria, escreve John Bingham, editor de assuntos sociais do Daily Telegraph, da Inglaterra.
Entre os demais objetivos relatados constam planos de se apaixonar, ir para a universidade, aprender uma nova língua ou uma habilidade, como natação ou aperfeiçoar uma habilidade ao longo da vida, como pintura, jardinagem ou golfe. Outros relataram em investir tempo e dinheiro a fim de escreverem um romance best-seller, comprar uma casa ou mudar de região e até país.
A atriz Dame Judi Dench foi uma das celebridades que respondeu à pesquisa. Ela revelou que aos 79 anos tenta aprender um novo poema ou uma palavra todos os dias para manter a mente ativa. Outro famoso que participou da pesquisa foi Sir Tony Robinson. O ator brincou dizendo que ele sonhava em se tornar um apostador profissional de renome internacional.
A diretora da Centra Pulse, Wendy Darling, falou à imprensa internacional que “Hoje, pessoas com mais de 65 anos têm um conjunto de ambições que deixa a maioria dos que têm vinte e poucos anos com vergonha. É muito importante que eles tenham acesso ao apoio certo para ajudá-los a realizar seus sonhos”. Disse ainda que “Apesar dessas ambições, descobrimos que 40% dos que têm mais de 65 anos ainda estão preocupados com a vida, uma vez que ela vai ficando mais difícil à medida que envelhecem”.
Será que os resultados seriam muito diferentes se esta pesquisa fosse realizada no Brasil?
Referências