Aposentadoria confronta idoso e velhice - Portal do Envelhecimento e Longeviver
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Aposentadoria confronta idoso e velhice

A transição para a aposentadoria confronta o idoso com a velhice e com uma nova dimensão de tempo. É disso que trata o Capítulo 4 do livro Gerontologia e Transdisciplinaridade I.

 

“A aposentadoria, a maioria das vezes, provoca uma cisão temporal entre o antes (passado) e o depois (futuro) no que concerne a hábitos, modos e ritmos de vida.

Trata-se de um processo de transição, onde a relação temporal entre passado, presente e futuro ganham outra intensidade.

O passado, para os mais velhos, representa o que é conhecido, dando-lhes segurança, enquanto o presente e o futuro são ainda uma incógnita.

A transição para a aposentadoria confronta o idoso com a velhice e com uma nova dimensão de tempo.

A velhice transporta em si “um tempo necessário”, pois o ser humano precisa do tempo. Precisa envelhecer para saber o que foi, para alcançar sua totalidade originária e original referente ao seu processo de individuação. As reações a este processo são muitas e singulares, daí o caráter tão heterogêneo da velhice.

Na concepção da psicologia analítica – Carl Gustav Jung –, a segunda metade da vida é denominada metanoia, nesta etapa podemos experimentar a consciência de nós mesmos como parte de algo mais amplo.

É disso que trata o Capítulo 4 do livro Gerontologia e Transdisciplinaridade I (Psicogerontologia: A Psicologia Analítica, o Envelhecimento e as Questões da Modernidade) de Irene Gaeta, Leonardo de Mello e Maria Angélica Hayar (São Paulo/Brasil). Os autores abordam a capacidade do idoso empreender um mergulho profundo no seu íntimo para melhor se conhecer e se preparar para a etapa final de sua jornada.

GERONTOLOGIA E TRANSDISCIPLINARIDADE – LIVRO I
Formato: 14 x 21
Tamanho: 244 páginas
Papel: pólen 80g
Preço: R$ 39,90
Grátis: e-book e cartão postal.

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Outros temas presentes no livro Gerontologia e Transdisciplinaridade, uma produção internacional (Brasil/Espanha/Portugal):

Alzheimer

Jadir Machado, Simony Faria e Katia Teixeira, (Rio de Janeiro/Brasil), apresentam um estudo valioso para familiares e cuidadores envolvidos com pacientes portadores da Doença de Alzheimer (Capitulo 9: A Resiliência do Cuidador de Idosos com Alzheimer): “Com o processo de envelhecimento da população brasileira, percebe-se um aumento significativo no aparecimento de doenças, sobretudo doenças crônico-degenerativas, como é o caso da Doença de Alzheimer, cujos índices apresentam uma razão duas ou três vezes maior que outras doenças degenerativas.”

Musicoterapia

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Este artigo também contempla o tema Doença de Alzheimer. Seu autor, Arthur Neto, (Rio de Janeiro/Brasil), versa sobre musicoterapia (Capítulo 7: O Papel Terapêutico da Música nos Idosos): “O presente texto revela alguns benefícios decorrentes das atividades musicais, reflete sobre a aplicação da musicoterapia nas pessoas idosas diagnosticadas com a Doença de Alzheimer.”

Aprendizagem

Manuela Leite, (Braga/Portugal), fala da capacidade de aprendizagem do idoso (Capítulo 8: Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem ao Longo da Vida – ALV): “O cérebro está sujeito às alterações decorrentes do processo de envelhecimento que se inicia por volta dos 30 anos…”

Inclusão digital

Rita Barros e Angélica Monteiro, (Porto/Portugal), consideram a capacidade do idoso para aprender e, por isso, reivindicam que as portas do mundo digital se abram para esta faixa etária (Capítulo 2: Aprendizagem ao Longo da Vida e Inclusão Digital de Adultos Idosos): “A educação dirigida aos idosos tem vindo a merecer progressiva atenção, não apenas pela sua conformidade com o princípio da ALV (Aprendizagem ao Longo da Vida), como pela sua centralidade na promoção do envelhecimento ativo.”

Experiência intergeracional

Ana Navarro e Victoria Cilleros, (Salamanca/Espanha), destacam a importância das universidades abertas e a troca de experiência entre gerações (Capítulo 5: La Universidad como Puente entre Generaciones: Una Experiencia Intergeneracional de Coaprendizaje): “Cuando pensamos en educación o aprendizaje en la vejez, pensamos en los diferentes beneficios que puede tener. Por ejemplo, desarrollo de nuevas competencias y conocimientos que les permitan funcionar de manera más autónoma en la vida cotidiana, mejora del funcionamiento general, aumento del bienestar personal, crear nuevos lazos sociales, disponer de herramientas para participar y contribuir activamente en ese cambio, etc.”

Psicologia positiva

Maria Teresa, Carlos Sequeira e Juan Roldán-Merino, (Barcelona/ Espanha; Porto/Portugal), mostram que podemos viver a velhice com nossas funções preservadas (Capítulo 6: Salud Mental Positiva): “El planteamiento que se presenta en este capítulo tiene sus orígenes entre los años 70-90 del siglo XX, un periodo en que el término salud mental positiva estaba poco utilizado, predominando otros conceptos positivos de la salud mental como satisfacción, bienestar mental o bienestar subjetivo.”

Representações da velhice

Beltrina Côrte, Fiama Zanini e Luciana Mussi, (São Paulo/Brasil), abordam a maneira como a velhice é representada no cinema (Capítulo 3: A Intergeracionalidade no Cinema Norte-americano): “A concepção de que filmes constituem-se recursos audiovisuais que viabilizam a percepção crítica sobre a realidade do envelhecimento, possibilitando a contraposição a ideias preconceituosas e vigência de estigmas sobre a velhice, levou-nos a fazer um levantamento de filmes de longa-metragem do cinema americano cujos enredos versam sobre questões ligadas ao longeviver…”

Transdisciplinaridade

Vítor Fragoso e Margarida Sotto Mayor, (Porto/Portugal), destacam a Transdisciplinaridade no plano da Gerontologia (Capítulo 1: Trans-Gerontologia: Uma Abordagem Emergente): “Falar de Abordagem Transdisciplinar é falar da necessidade de transformar práticas e saberes assim como da necessária e essencial transformação das pessoas e dos profissionais que os produzem.”

Esta é a melhor forma de adquirir conhecimento e contribuir com nossos esforços para levar até você as pesquisas mais recentes e significativas na área do envelhecimento. O Portal Edições não vende livros, transmite conhecimentos para um longeviver de bem com a vida.

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