Após flagrante, polícia vai indiciar agressora de idosa - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

Após flagrante, polícia vai indiciar agressora de idosa

A acompanhante Rosa Maria dos Santos, de 57 anos, será indiciada pela polícia por lesão corporal grave, por agredir uma mulher de 93 anos. As agressões foram registradas por uma câmera escondida pela família da vítima.

 

 

Segundo a polícia, as agressões ocorriam há pelo menos dois anos. “Vamos apurar e apresentar as circunstâncias de como os fatos aconteceram e aí certamente vamos decidir pelo indiciamento”, explica o delegado Eronildo Rodolfo.

A família disse que teve muitas dificuldades em reconhecer as agressões por não acreditar que alguém fosse capaz de gestos tão violentos contra uma pessoa indefesa. Com a freqüência do surgimento de hematomas, a família decidiu instalar uma câmera após desconfiar das agressões.

“Primeiro, dizia que ela tinha tropeçado e batido com o olho na quina da mesa. Depois, a perna na cadeira, em seguida o braço. Todas as vezes ela dava uma desculpa e as coisas aconteciam com mais freqüência. Foi quando decidimos por a câmera”, afirma o neto da vítima José Carlos Freire.

Além do vídeo, a família reuniu fotos com marcas das agressões e levaram para ao Núcleo do Idoso, em Santo Amaro. Segundo o delegado, a acusada Rosa Maria dos Santos vai responder o processo em liberdade.

_______________________________

Fonte: Notícias 360graus.com.; 16/05/2007. Disponível Aqui

___________________________________________________

Polícia pede prisão preventiva de doméstica que agrediu idosa de 93 anos

O delegado Eronildo Farias disse que irá pedir à Justiça a prisão preventiva da empregada doméstica Rosa Maria dos Santos, 57 anos, acusada de agredir uma idosa de 93 anos. Ele informou que vai encaminhar o pedido nesta quarta-feira. Rosa Maria prestou depoimento nesta terça-feira (22), no Núcleo do Idoso, em Santo Amaro, e negou que tenha cometido alguma violência contra a vítima. Imagens gravadas pela família da idosa mostram a falta de cuidados da doméstica ao sentar a senhora de 93 anos no sofá. Momentos depois, a empregada dá dois tapas no rosto da idosa.

Depois de tomar o depoimento de Rosa Maria, que durou cerca de 1h30, no fim da manhã desta terça (22), o delegado Eronildo Farias disse que as fotografias que mostram marcas de agressão e as imagens feitas pela câmera escondida já foram suficientes para indiciar a acusada pelo crime de lesão corporal, motivo pelo qual solicitou a prisão preventiva da doméstica.

De acordo com o advogado, Paulo Oliveira, de Rosa Maria Santos, a acusada não teria praticado as agressões contra a anciã. Segundo ele, a acusada não teria dado tapas no rosto da idosa, mas estava ajeitando o seu cabelo quando as imagens foram filmadas. Ainda de acordo com Paulo Oliveira, a senhora de 93 anos não foi atirada no sofá pela empregada, como mostram as imagens gravadas pela família, mas escorregou das mãos de Maria Rosa, que estavam com sabão.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

Caso

A empregada no foi denunciada no dia 16 de maio, depois que o filho da aposentada, José Carlos Freire, levou ao Núcleo do Idoso, onde funciona a delegacia, em Santo Amaro, uma fita de vídeo obtida por meio de uma câmera escondida. Nas imagens, a empregada aparece agredindo a aposentada com empurrões e tapas no rosto. Fotografias da mulher também revelam hematomas por todo o corpo.

Os familiares da idosa começaram a desconfiar dos espancamentos depois de notar mudanças no comportamento da vítima. Além dos hematomas, ela também demonstrava medo, encolhendo-se sempre que qualquer pessoa se aproximava dela.

______________________________

Fonte: Notícias360graus.com; 22/05/2007. Disponível Aqui

___________________________________________________

Agressora de idosa será indiciada por crime de tortura

Será indiciada por tortura, e não por lesão corporal, a empregada doméstica Roza Maria dos Santos, 57 anos, acusada de agredir a idosa de 93 anos de quem deveria tomar conta. “O juiz entendeu que ela deveria ser indiciada por tortura, que é um crime que não permite fiança. Se condenada, ela pode cumprir de 2 a 8 anos de prisão, mas ainda há o agravante de a vítima ser idosa”, explica o delegado Eronildo Farias, titular do Núcleo do Idoso.

A acusada se apresentou à polícia espontaneamente nesta sexta-feira (25) acompanhada de seu advogado. Do Núcleo do Idoso, ela foi levada para a Colêonia penal Feminina do Recife. “Ela não veio ontem por problemas de saúde, uma crise de depressão. Em momento nenhum ela se evadiu da cidade e vamos apresentar o atestado médico ao delegado”, explica Paulo de Oliveira, defensor da suspeita.

No dia 16 de maio, a família da vítima oficializou a queixa contra a empregada, levando fotos e imagens que comprovam as agressões. As fotografias mostram a idosa com hematomas no rosto; nas imagens feitas por uma câmera escondida, Roza Maria empurra e dá tapas no rosto da vítima, além de deixá-la sem roupa durante quase vinte minutos depois de ter dado banho na senhora.

Para o delegado Farias, essas provas, junto com os depoimentos colhidos durante a investigação, foram suficientes para indiciar a acusada pelo crime de lesão corporal. Por esse motivo, o delegado solicitou a prisão preventiva da doméstica. A Justiça concedeu o pedido de prisão, alterando, no entanto, o crime pelo qual ela será indiciada.

Roza Maria desceu do carro com o rosto coberto. No depoimento que prestou na última segunda (21), ela disse que não empurrou a idosa, mas que estava com as mãos molhadas por detergente e por isso a vítima teria escorregado na hora de sentar. Na ocasião do depoimento, o advogado de Roza Maria também repeliu a acusação de maus tratos, afirmando que o que pareciam ser tapas, na verdade, eram uma forma de ajeitar o cabelo da vítima.

Os familiares da idosa disseram à polícia que começaram a desconfiar dos espancamentos depois de notar mudanças no comportamento da vítima. Além dos hematomas, ela também demonstrava medo, encolhendo-se sempre que qualquer pessoa se aproximava dela.

______________________________

Fonte: Notícias360graus.com; 25/05/2007. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile