A Instituição de Longa Permanência para Idosos chamada Lar Cristão Paulo de Tarso, localizada em Bicas (MG), é um retrato do que acontece em muitas instituições filantrópicas por este país afora. Mantida por uma associação cristã que depende da solidariedade da região, a ILPI tem muitos gastos, entre eles a compra de fraldas, necessária para o cuidado aos idosos acamados.
Conceição De Souza/Equipe Portal
Atualmente O Lar Cristão mantém em regime de abrigo 24 idosos de ambos os sexos, alguns deles sem autonomia motora, provenientes de Bicas e das cidades vizinhas. Dos 24 moradores, 10 são acamados, isto é, são o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Resolução RDC Nº 283, de 26/09/2005) define de grau de dependência III: “idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo”. Portanto, estes 10 fazem uso de fraldas diariamente, o que ocasiona um custo alto para a instituição. Considerando a necessidade das trocas, cada idoso utiliza um pacote de fraldas Biofral por dia.
Há algum tempo alguém quis doar para o asilo uma máquina para fazer fraldas, que não foi aceito porque além da instituição não ter gente capacitada para realizar o trabalho, não conseguiria o material necessário na região para confeccionar fraldas que fossem de boa qualidade.
A manutenção financeira do Lar Cristão depende de pequenas doações de pessoas da comunidade e dos benefícios de prestação continuada estabelecido pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) recebidos mensalmente por alguns idosos.
O Lar Cristão conta também com a ajuda de um grupo de voluntários que todo 2º sábado de cada mês, saem pelas ruas da cidade com sacolas angariando mantimentos não perecíveis junto à comunidade local, executando o que recebeu popularmente o nome de “Campanha do Asilo”.
A Associação vem buscando captar recursos humanos voluntários e recursos materiais para custear reformas necessárias para se adequar às exigências do Estatuto do Idoso e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que classifica o Lar como sendo uma Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) e a tipifica na modalidade de atendimento de alta complexidade, já que garante a proteção integral: moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido a idosos que se encontram em situação de violação de direitos.
Para o atendimento diário aos moradores o Lar Cristão conta com alguns voluntários amorosos e cuidadosos que atuam junto aos idosos em dias específicos, com o banho, lanche da tarde, corte de cabelo e unhas, etc. Também conta com 10 funcionários dedicados, cientes de suas responsabilidades e compromissados com seus deveres junto àqueles que estão desamparados, mas que por meio deste trabalho conseguem ter alguma cidadania e conforto humano.
As visitas aos moradores acontecem toda quarta-feira das 13h às 15h e aos domingos das 13h às 16h.
A partir de 2005 iniciaram-se projetos que evidenciam as melhorias físicas e sociais em beneficio de seus moradores, como terraplanagem, revitalização do açude e jardim, reforma e construção de uma nova cozinha, refeitório e anexo, além de lavabo, área externa, dispensa, sala de convivência interna e externa e reforma do muro. Estas melhorias podem ser observadas em uma apresentação de slides postado no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=MwDARisQZF4.
Num país, onde a população idosa encontra-se cada vez maior, tornam-se urgentes ações que garantam condições de vida digna a este grupo de nossa sociedade.
Diretoria
Fazem parte atualmente da diretoria da Associação Cristã São Paulo, mantenedora do Lar Cristão Paulo de Tarso, os seguintes voluntários:
Rozane Gomes Aleixo (presidente)
José Carlos Batista Leite (vice-presidente)
Neuzélia de Sousa Ramos Fernandes (1. tesoureiro)
Maria José Casarim Leite (2. tesoureiro)
Rita de Cássia Souza Ladeira Marques (1. secretária)
Heloisa Gomes Aleixo (2. secretária)