Este último filme de 2018 da sessão Itaú Viver Mais Cinema fala sobre como os acontecimentos se desenrolam não só em uma única vida mas em gerações. Gratuito para pessoas acima de 55 anos.
O escritor e diretor Dan Fogelman procura refletir em A Vida em Si sobre como os acontecimentos se desenrolam não só em uma única vida mas em gerações, como eventos e decisões pontuais são essenciais na vida daqueles que ainda nem nasceram. Destino ou coincidência fica a critério de cada um, o que a narrativa procura fazer é retratar a “big picture” ou seja, um panorama mais amplo, por isso a multigeracionalidade é essencial para o longa metragem.
Traduzido do inglês, A vida em si é um filme de drama americano de 2018 e é estrelado por Oscar Isaac, Olivia Wilde, Mandy Patinkin, Olivia Cooke, Laia Costa, Annette Bening e Antonio Banderas, e segue vários casais ao longo de várias gerações, e como eles estão todos conectados nos 5 capítulos por um único evento.
O filme começa desenvolvendo paralelamente a ideia de um narrador não confiável (ou seja, você literalmente não deveria confiar no que o narrador está dizendo – o narrador neste caso sendo Samuel L. Jackson) e a história de amor de um casal interpretado por Olivia Wild e Oscar Isaac que se deparam com um evento traumático, e é assim que acaba o capítulo I. Os próximos capítulos desenvolvem histórias que se conectam a esse mesmo evento algumas acontecendo nos Estados Unidos, outras na Espanha (onde a gente encontra Antonio Banderas).
Para quem assistiu a série “This is Us” o filme parecerá em muitos momentos familiar já que o criador da aclamada série é o diretor de A Vida em Si. Para aqueles que não estão familiarizados, pode-se esperar um filme que pretende ser tocante, marcado por tragédias e por um sentimento de que de certa forma tudo aconteceu como deveria ter acontecido.
Itaú Viver Mais Cinema
As sessões Itaú Viver Mais Cinema acontecem toda última terça-feira do mês, às 14 horas, com filmes do circuito nacional e são abertas para todos os públicos, seguidos de debates com especialistas do Portal do Envelhecimento onde estes, junto com a plateia, refletem sobre os aspectos do filme que mais tocaram e que foram mais relevantes. Os debates são verdadeiros espaços de aprendizagens tal como preconiza a Política do Envelhecimento Ativo. Quem tem mais de 55, o ingresso é gratuito.
Serviço
Filme: A Vida em Si
Dia: 27 de novembro
Horas: 14 horas, seguido de debate
Cinemas participantes:
São Paulo: Shopping Frei Caneca e Bourbon
Rio de Janeiro: Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
Porto Alegre: Bourbon Shopping Country (2º piso)
Curitiba: Shopping Crystal (Piso L1)
Salvador: Praça Castro Alves – Centro
Brasília: Shopping Casa Park (2º Piso)