A Quarta Idade – O Desafio da Longevidade, é a mais recente obra organizada pelo professor Matheus Papaléo Netto e Fábio Takashi Kitadai, lançada pela Atheneu. O livro conta com 70 colaboradores em 48 capítulos, num total de 480 páginas. Apresenta uma visão ampla e atual dos vários aspectos dos mais longevos, desde o atendimento aos idosos com idade superior a 80 anos, até os desenhos de velhices possíveis que estão sendo desenhados.
A obra, bastante ousada e inédita no país, tem por objetivo a transmissão de visão ampla e atual dos vários aspectos do atendimento aos idosos com idade superior a 80 anos. Muitos desconhecem que o grupo etário com maior aumento relativo na população é o dos indivíduos com 80 ou mais anos de idade. Admite-se que, nos países desenvolvidos, esse aumento corresponderá a 10% da população total no ano de 2025.
É sabido, nos meios científicos, geriátricos e gerontológicos, a realização nas últimas décadas de inúmeras pesquisas, porém, com indivíduos com idade superior a 60 ou 65 anos, na tentativa de se construir padrões de normalidade e suas mais comuns patologias, suas necessidades existenciais e a medida de ajustamento social e tipo de tratamento indicado, regra geral de ordem multidisciplinar.
No entanto, os idosos acima de 80 anos apresentam inexpressiva participação nesses estudos, ao tempo de, supreendentemente, constatar-se que suas necessidades diferem dos idosos mais jovens. Por isso, é imperativa a abordagem particularizada dessa tão longeva faixa etária.
É, pois, livro, destinado a Geriatras, Gerontólogos, Clínicos, Residentes em Geriatria, e por extensão, equipe multidisciplinar que se envolve com essa assistência tão especial: Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Cuidadores.