A importância do cuidado da pele para a saúde - Portal do Envelhecimento e Longeviver
Ícone do site Portal do Envelhecimento e Longeviver

A importância do cuidado da pele para a saúde

O cuidado com a pele é essencial, em especial nas pessoas idosas, vez que nesta fase da vida a pele se torna frágil e muito friável, devido especialmente a atrofia da derme (nos idosos a perda é de até 20% de sua espessura), aumento do tempo de renovação celular, diminuição da função barreira da pele e dos receptores sensoriais.

Maria Angela Boccara de Paula *


O aumento da expectativa de vida da população brasileira e o consequente avanço da idade trazem, dentre outras preocupações, a necessidade de atenção às alterações no corpo e à fragilidade da pele.

A pele é o manto protetor do corpo humano e, portanto, muito importante para a manutenção da saúde, por ser a nossa camada de proteção contra agentes de natureza diversas (físicos, químicos, biológicos). O cuidado com a pele é essencial, em especial nas pessoas idosas, vez que nesta fase da vida a pele se torna frágil e muito friável, devido especialmente a atrofia da derme (nos idosos a perda é de até 20% de sua espessura), aumento do tempo de renovação celular, diminuição da função barreira da pele e dos receptores sensoriais. Além a diminuição da produção de hormônios no corpo, o folículo piloso e as glândulas sebáceas vão morrendo, deixando a pele com menos pelos e menos oleosidade o que eleva o risco de lesão.

A pele lesionada pode ser a porta de entrada para muitas doenças e infecções que, se não tratadas adequadamente, podem levar a situações graves, como infecções e até mesmo a morte, devido a complicações decorrentes da lesão primária.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

A pele do corpo todo merece atenção. É essencial que a pessoa idosa e/ou seu cuidador mantenham cuidados especiais como:

A pele é nosso maior órgão e nossa proteção, portanto é necessário cuidar e protegê-la.

(*)Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula – Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – Sobest.

Portal do Envelhecimento

Sair da versão mobile