Sob a organização da Federação Israelita do Estado de São Paulo- FISESP e da Câmara Municipal, por meio da Área de Apoio a Terceira Idade (Atid) foi realizado no último dia 18 de março, na Câmara Municipal de São Paulo, o 8º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade, com a presença de mais de 200 pessoas.
Alessandra Anselmi / Texto e fotos
Os organizadores
Durante a abertura do evento, Lucia Gelman, coordenadora da Área de Apoio a Terceira Idade da FISESP afirmou: “nesta edição houve a necessidade de abordar um personagem de fundamental importância: o Cuidador, que precisa de uma formação única e especializada e cuja competência será julgada pela mais exigente demanda: uma pessoa com a bagagem de toda uma vida e que atingiu uma fase onde precisa de ajuda”.
“Este evento representa um marco dos nossos seminários, a oportunidade de abrir para a comunidade em São Paulo como um todo, o conhecimento e as experiências que nós temos na comunidade judaica e poder conhecer os trabalhos que a comunidade maior desenvolve na cidade de São Paulo para a terceira idade, enfim é uma troca muito grande e quanto mais gente pensando numa causa importante como essa, mais rapidamente ela pode ser concretizada. Somos cidadãos paulistanos e estamos batalhando pela questão do envelhecimento saudável, funcional”, afirmou Sueli Schreier, assessora executiva da área da Terceira Idade de Federação Israelita de São Paulo, Assistente Social e Gerontóloga.
Diversos palestrantes, professores e doutores renomados entre eles, Ricardo Berkiensztat , presidente executivo da FISESP, os vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro, o Rabino Shabsi Alpern, do Beit Chabad Central, o Dr. Luiz Roberto Ramos, Professor Titular do Setor de Envelhecimento e Saúde da Disciplina de Medicina Preventiva da UNIFESP / EPM, que proferiu a palestra magna sobre a “Capacidade Funcional” – Um novo conceito de saúde, a assistente social, mestre em Gerontologia e doutora em Saúde Pública, Marília Berzins, a Professora da Faculdade de Saúde Pública, Helena Akemi Wada Watanabe, a psicóloga e mestre em Gerontologia, Eliana Novaes estiveram presentes no evento abordando entre outros temas: Quem é o cuidador de idosos e o que podemos esperar deles?; Envelhecimento, cuidado e sobrecarga da família; A convivência em um “LAR” e a humanização do atendimento Na parte da tarde, foram apresentados também os diversos Programas desenvolvidos para a 3ª idade nas Secretarias Municipais e nas Instituições Judaicas.
Para Marília Berzins, a assistente social, mestre em Gerontologia e doutora em Saúde Pública e Coordenadora dos cursos de Cuidador de Idosos do OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento: “Quando pensamos, e discutimos sobre Cuidador de idosos é impossível distanciar o tema das políticas públicas de Estado, porque não haverá número de membros suficientes nas famílias cuidar dos seus idosos com dependência. A demanda por cuidado aumenta e a capacidade da família para cuidar, diminui. É um desafio portanto do Brasil do presente e do futuro, sendo assim é de extrema importância a profissionalização desse Cuidador através de uma formação específica. Ainda temos grandes obstáculos a superar como os conflitos com relação a identidade profissional, conflitos com um determinado conselho profissional que tem dificuldade no reconhecimento desta ocupação como uma profissão necessária e um projeto de lei que está parado no Congresso desde 2006. Na medida em que a sociedade reconhece a importância deste profissional faz-se necessário nos unirmos para a aprovação desse projeto e o Brasil reconheça enfim que o Cuidador de Idosos é um personagem que tem uma importância muito grande nesse cenário do envelhecimento”.
Os participantes
Contatos:
Federação Israelita de São Paulo: terceiraidade@fisesp.org.br ou Acesse Aqui/ 11-3088- 0111
CIP – Congregação Israelita Paulista: Acesse Aqui/ 11-2808-6299
Programa Cuidar é Viver – Formação de Cuidadores de Idosos: 11-3266-5540 / Acesse Aqui