Com dez anos de diagnóstico da Doença de Alzheimer, a maioria está presa a uma cama hospitalar. Detinha, cercada de carinho e amor, com ajuda, ainda interage e cai na piscina.
A história de Detinha é uma das mais belas e emocionantes já narradas por uma filha cuidadora. Rosana Leal, baiana, engenheira, professora universitária, quando a mãe foi diagnosticada fingiu desconhecer o Alemão, o tal de Alzheimer:
– Quer dizer que minha mãe caducou? Imagina, ela ainda é muito nova pra isso…
A negação é o pior caminho. Rosana logo se deu conta. O Alemão não gosta de ser ignorado, é uma visita chata, dessas que requer toda a atenção.
Rosana aprendeu a lidar com ela. Aceitá-la. Só assim dona Detinha pode receber o tratamento certo para se manter ativa e interagindo por tanto tempo.
O livro, O Alemão Veio nos Visitar, prova, entre outras coisas, que só sofre com o Alzheimer quem o ignora, quem o rejeita, quem tem dificuldade em aceitá-lo.
Rosana sofreu um bocadinho, mas deu a volta por cima e fez tudo o que estava a seu alcance para ajudar a mãe a enfrentar a doença. Teve o cuidado de fazer um diário e anotar cada passo dessa luta que transformou em livro.
Dona Detinha, por incrível que pareça, esteve presente no lançamento do livro O Alemão Veio nos Visitar, em dezembro de 2017, no Palácio das Artes, em Salvador (BA). Recebeu muitos beijos e distribuiu outros tantos. Sem estresse. Reagiu muito bem ao carinho e ao amor das pessoas. Detinha adora ser abraçada e beijada. E quem não gosta?
Saiba mais
Adquira seu exemplar na Loja do Portal do Envelhecimento e se renove com um banho de energia positiva e uma boa dose de humor.
O Alemão Veio nos Visitar
Acolhendo o visitante indesejável
Formato: 14 x 21
Tamanho: 138 páginas
Papel/capa: cartão duplex 250g
Papel/miolo: pólen 80gr
Preço: 39,90